4 de agosto de 2010

In & Out

Gente, vamos lá, vamos desmistificar essa historinha de in&out que é estampada em toda revista de fofocas e que encuca muita gente sobre aqueles acessórios de décadas passadas, se pode ou não usar. Depois que comecei a estudar moda, muita gente me pergunta se tem um bom estilo, ou o que eu recomendaria pra melhorar o modo como a pessoa se veste...raramente eu respondo com algo conciso, porque isso não se faz dessa forma, não sem conhecer o que a pessoa gosta e o que ela quer passar com a maneira como se veste.

Primeiro, in and out é um conceito muito relacionado a tendências de moda. Isso acontecia muito há alguns bons anos atrás, quando as tendências eram poucas e ditatoriais. Hoje existem macro tendências, das quais saem várias micro tendências e os estilistas acabam entrando na onda de uma ou de várias delas. Para quem observa moda, por exemplo, lê blogs, revistas ou conversa a respeito, sabe que o vintage está in. E o vintage é justamente a volta de tendências, imagens, acessórios ou estilos de décadas passadas, o que poderia em vários casos ser julgado brega há alguns anos atrás.

Na moda, não seguimos apenas as tendências das passarelas, mas também as das ruas. Em Pernambuco por exemplo, não podemos dizer que todo mundo é out, tem muita gente descolada aqui na terrinha que nunca assistiu a um desfile sequer, seja no youtube ou na televisão. Pessoas que não tem e não procuram por informação de moda e ainda assim estão "por dentro".

O que sempre vai existir é se vestir bem ou mal, é uma combinação visual bem ou mal feita, seja com as últimas tendências apresentadas na semana de moda de Paris ou com várias peças do brechó da sua avó (onde geralmente tem coisas bouas para garimpar hahahaha). Como esse blog é meu, eu digo mesmo o que eu acho. Eu acho que você não deve sair por aí vestido de Augustinho Carrara, tem coisas que nunca no universo vão funcionar juntas, como listras largas com estampas grandes de flor, por exemplo. Mas você pode criar o seu estilo, ou o seu não estilo, sem seguir nada relacionado à moda e se vestir bem. Eu gosto de ter um estilo próprio e hoje felizmente as pessoas percebem isso, mesmo que eu faça sem perceber  comprando as peças que eu gosto.

Para mim é bem claro que se você está muuuito acima do peso, tem seios fartos, bumbum grande e usa um top decotado, mostrando a barriga, junto com um short ou calça baixa bem apertados, isso não será visualmetente agradável para qualquer pessoa com um mínimo de senso estético. Mas, não existe mais uma ditadura de In and Out, a moda hoje é diversa e tem espaço para todos, sejam criativos, caretas, modernos, pós-modernos, loucos, punks, sujinhos, limpinhos, clean, exagerados...pouco importa. Geralmente, os melhores looks são aqueles em que a gente se sente bem. Claro que pra quem entende do assunto, existem algumas dicas que ajudam a melhorar o visu. Existem técnicas para diminuir a parência de quadris muito largos, para esconder mais a barriguinha saliente, para aumentar um pouco bustos pequenos...enfim...tem jeito pra tudo...mas isso não tem nada a ver com estar in ou out fashion.

À esquerda, Miss Pandora, famosa blogger francesa e seu estilo à la
Ugly Betty. A prova de que Out mesmo só o In&Out.

Um comentário: