28 de outubro de 2010

Nerd Descolado?

A pedidos do meu amigo Al Fredo, do blog da reclamação, comecei a pesquisar na internet sobre moda nerd. O meu conhecimento do assunto tem base em experiências pessoais. Eu já fui (sou) meio nerd, tenho vários amigos nerds e apesar do meu irmão não gostar que eu fale dele, ele também é nerd e sinceramente falo isso sem nenhum preconceito. Enfim, comecei a pesquisar em busca de uma definição sobre o perfil de nerd e artigos do vestuário e tals. Mas, apesar de encontrar algumas matérias a respeito achei que o olhar de quem tratou foi bem de quem está "de fora" sabe? Tipo, olha a definição que encontrei em uma matéria da super-interessante:
"Você sabe o que é um nerd: aquele cara meio estranho, sem vida social, que adora ciência e tecnologia e tem hobbies obscuros (tipo colecionar gibis japoneses)."
E outra, a respeito da moda nerd:
“Não é vingança dos nerds, de menino babão cheio de canetas no bolso. A gente está falando de uma molecada que é antenada com o que acontece em tecnologia, que curte design e que valoriza os primeiros passos da computação”
Como assim gente: menino babão? hobbies obscuros (tipo colecionar gibis japoneses)??? Pra mim hobbie obscuro é ser serial killer, gostar de arrancar patinhas de animais e vê-los sofrer...essas coisas malvadas...Desde quando colecionar gibis japoneses é um hobbie obscuro????? Depois de ler matérias com esse teor, desisti de buscar na internet uma definição a respeito. Acho que ser nerd ou geek é só uma classificação a respeito de gosto. É uma galera, que em geral, curte tecnologia, desenhos, arte, ilustração, revistas em quadrinhos, filmes de super-heróis e video-game, repito: é gosto! Não acho necessariamente que nerds são anti-sociais, uns podem ser mais tímidos que os outros, mas isso não os classifica como anti-sociais. Talvez a forma como a criatura se relacione com a sociedade seja um pouco diferente, mais virtual, mas não deixa de ser uma forma de contato, afinal nos jogos online tipo RPG existe toda uma interação.


Mas vamos ao tema desse post, o que danado é moda nerd? Como de uns tempos pra cá a moda tentou abarcar todos os públicos e figuras como Bete a feia bombaram na mídia, porque não investir numa moda que agradasse o público nerd baseada em seus gostos? Além disso, ser nerd ficou tão na moda que uma das séries de maior sucesso hoje em dia é The Bing Bang Theory, sobre um grupo de amigos, cientistas do MIT, todos nerds de carteirinha. A série é divertidíssima e tem sido um sucesso desde o seu lançamento, além do figurino dos personagens ser um ótimo exemplo de moda nerd.


Adoooro o Sheldon hahahah (é esse da camisa do super-homem)

A moda nerd é inspirada em tiradas engraçadas que remetem geralmente a video game, tecnologia, comandos de informática e quadrinhos. Todo nerd que se prese tem pelo menos uma camiseta com a estampa da sua série da tv ou super herói preferido. Só que antes isso era mais difícil de se conseguir. Além dessas camisetas, que talvez seja o íten mais popular e importante para compor o look nerd, o mercado da moda também investiu em acessórios, tipo óculos de aro grosso e preto, bem marcado, bolsas do pac-man, mochilas descoladas ( nerds gostam de mochilas, nem todos, mas muitos) , bijuterias inspiradas nas jóias de RPG's (tipo as dos elfos e tals). Mas tem muita coisa legal e criativa rolando no mundo nerd. Achei muita coisa legal nas minhas pesquisas gentem, hahaha fiquei suuuper a fim de uns tênis e camisetas que vi! Vamos começar pelos acessórios:









Braaasil, o que são esses tênis?? Amei! (Será que Paulo usaria o do super-homem?? Acho que nãooo)
Agora vamos às camisetas..gente são um caso a parte, tem de todo tipo, com frases que os meros mortais às vezes entendem, às vezes não hehehehhehehe...






E agooora tchan tchan tchaan tchaaaan.. Le Grand Finalle!!!





Hahahahaha ameeeeeeeeeeei essas fantasias pra cachorrinho...Gentem tem muito mais coisa, sites pra comprar..esse é um mundo giga..maaaaaaas esse post já tá muito longo hehehehe, fica pra um próximo!!!




9 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Adorei!!!

    The Bing Bang Theory é muuuuito bommmm!!!
    Os brincos com botão on/off tão massa!!!

    4nd... 1 c0u1d r33d th4t!!! Sh1t! :-P

    Boa ideia, Frederico!
    Ficou muito bom o post, Evinha!
    bjo!!!

    ResponderExcluir
  2. Olha, sei que sou suspeito, mas foi o melhor post até agora. Aguardem que farei uma propaganda de leve lá no Blog da Reclamação.
    ;)

    http://oblogdareclamacao.blogspot.com/

    PS - Eu ia adorar a camisa de zumbis, mas não usaria a do controle...não gosto de pessoas alheias bolinando meus mamilos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Eva, tambem gostei muito do post, ao meu ver existe uma diferenca entre moda nerd e geek, vejo o nerd mais pro lado do intelectual, oculos grossos, cabelos de lado muitas vezes baguncado, camisas de botao sobrepostas como tb o xadrez, acho que o nerd pode ser bem dentro da moda, jah o geek eh o amante descarado por tech, games e afins, e mostram isso no vestuario, eh isso mesmo? Nao sei ateh que ponto fica legal a mistura dos dois estilos!!! Vc que entenda do assunto melhor q todo mundo aqui pode dizer se estou falando besteira ou nao!!!

    ResponderExcluir
  4. Haaaaaaaaa a-d-o-r-e-i a camisetinha do controle! Too much pra quem tem peitão, mas eu adorei assim mesmo! E quero o parzinho de brinco on/off!

    ResponderExcluir
  5. Adoreiiiiii o post :D muito legal mesmo
    ate porque soou total geek hahaha

    ResponderExcluir
  6. Foram peças muito bem escolhidas, parabéns! Eu acho que só não teria coragem de usar os tênis...
    Parabéns pelo blog!
    :**

    ResponderExcluir
  7. Interessante o post.
    Gostei. : )

    Antes havia uma diferença mais definida entre geek e nerd. (Dá pra ver um pouco neste link. http://bit.ly/ahUUel ) É exagerado, mas era bem por aí mesmo.
    Hoje as coisas se misturam. Principalmente na moda.
    O "tudo junto e misturado" tá cada dia mais comum.

    Já uma coisa pouco comum são lojas pra esse público aqui no Brasil.
    Só conheço a www.geekworld.com.br

    ResponderExcluir
  8. Não gostei muito do tênis do Super não, os outros tão mais legais =p
    -Paulo

    ResponderExcluir
  9. --


    Exageros à parte, graças ao The Big Bang Theory, ser nerd (ou querer parecer ser) tá mesmo na moda. Eu viajei em várias coisas do blog, principalmente os aventais. Preciso arrumar um pra mim e um pra minha esposa.

    Mas a essência nerd tá no coração. hahahahaha... Amo gibi, videogame, filmes e séries sci-fi. Sou nerd?

    Legal o post e o blog. Parabéns.


    --

    ResponderExcluir